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Tipos de Leads: Como conseguir e converter em vendas

Tipos de Leads: Como conseguir e converter em vendas.

Gerar leads e conquistar clientes sem dúvidas é o objetivo máximo de qualquer negócio. Entretanto, para conseguir isso, é preciso conhecer bem o seu público-alvo.

Mas primeiramente: Como definir meu público-alvo? O foco nas vendas de qualquer empresa deve estar sempre nas pessoas. No primeiro momento, com o marketing que atrai os leads, e depois, com a parte comercial que os transforma em cliente. 

Cada pessoa tem sua individualidade, com características, medos, ambições e referências diferentes. Portanto, para cada tipo de lead sua estratégia deve variar. 

Pensando na melhor forma de te ajudar, a GGV Inteligência em Vendas trouxe algumas variações de leads que você precisa conhecer para guiar a sua venda. 

Tipo 1: O que está em procurando por uma solução

Nesse primeiro caso, o lead já está inclinado a comprar, pois sabe o que quer. O lead aqui, é bem informado e conhece as possíveis alternativas do mercado, avaliando então, o que seria melhor para a realidade dele, seja em vantagens ou em preço.

O lead aqui é mais barato e fácil de ser conquistado e tudo que precisa é apresentar uma boa proposta de oferta.

A oferta deve ser: 

➝ Rápida

➝ Barata

➝ Imediata

Nesse nível é grande a quantidade de concorrentes, por se tratar de um público alvo fácil e engajado com a compra. Por isso, a proposta deve ser agressiva de forma que não dê margem para a concorrência. Esse tipo de oferta é essencial, pois o lead já sabe o que quer. Portanto: 

Vantagem: Conquistar o cliente com menor esforço.

Desvantagem: Grande concorrência no mercado.

Tipo 2: O que precisa, mas procrastina. 

A conversão de lead em cliente definitivo aqui é baixa, por isso, é um tipo de lead pouco explorado. Mas com as técnicas de vendas, é possível auxiliar e fazer essa conversão no processo. 

A procrastinação é recorrente e todos nós fazemos, mas isso muda quando se trata de algo urgente. 

Nesse tipo de lead, é fundamental haver uma argumentação sobre as vantagens do produto, de forma que superem possíveis objeções impostas, e isso pode ser conquistado quando cria a sensação de urgência. 

Vantagem: Tem demanda pela necessidade dos clientes

Desvantagem: Conversão baixa de leads em clientes.

Tipo 3: O que precisa, mas não sabe. 

Nesse estágio é preciso fazer um grande esforço e utilização de técnicas para converter lead em cliente, tornando o processo de marketing e venda maior. 

Aqui a concorrência é baixa, mas conta com um vasto volume de possíveis clientes. Seu foco deve ser fazer com que o lead perceba os problemas que enfrenta, mas que não havia notado até então. A partir disso, você deve propor o seu produto como resolução para o problema. 

Assim, é criado um relacionamento entre o cliente e a sua empresa, através da empatia e assistência fornecida. 

Você precisa oferecer para esse cliente e para o tipo 2, uma proposta que:

➝ Tenha valor agregado e alto valor

➝ Complexa

➝ Longa

➝ Educativa

Mas não se esqueça: para conquistar a confiança do lead, é essencial que haja interação com ele, entrega do conteúdo e convencimento para conseguir trazer os melhores resultados. 

Vantagem: Concorrência baixa e vasto número de clientes.

Desvantagem: Você precisa saber qual o problema do seu cliente e fazer o cliente perceber que precisa do seu produto.

Tipo 4: Os que não precisam do seu produto

É possível conquistar leads assim? 

Sim. 

É realmente viável? 

Não. 

O tempo e esforço para conquistar esse tipo de lead geralmente tende a ser maior que o resultado obtido.

Justamente por não precisar do seu produto, há a possibilidade de adquirir seu produto ou serviço e ficar insatisfeito, de maneira que pode acabar se tornando um difamador da sua empresa.

Dessa forma, sua empresa corre o risco de ser conhecida como a empresa que “empurra mercadoria goela abaixo”. Assim sendo, não existem motivações concretas para buscar leads aqui. 

Vantagem: Pode gerar, após muito esforço, um novo cliente.

Desvantagem: O cliente pode não gostar do serviço e difamar a imagem da empresa. 

Agora você tem conhecimento dos diferentes tipos de leads. Saiba usar essa informação a seu favor e juntamente com estratégias de vendas, veja seu lucro aumentar drasticamente. 

Conte com a GGV Inteligência em Vendas para os melhores resultados.

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