fbpx

Você sabe o que é intraempreendedorismo?

Você sabe o que é intraempreendedorismo?

Você pode não saber, mas o intraempreendedorismo pode ser decisivo para o sucesso do seu negócio.

Antes de saber o que é o intraempreendedorismo, precisamos falar sobre empreendedorismo. Normalmente pensamos em algo completamente novo quando nos deparamos com esta palavra — e isto é um equívoco. Empreender significa simplesmente realizar por meio de uma nova perspectiva. Portanto, você pode empreender por meio do que já tem em suas mãos.

Assim como empreender não significa criar algo completamente novo do zero, também não é sinônimo de que só pode acontecer por meio do próprio negócio.

Portanto, um empreendedor pode estar em qualquer lugar, inclusive dentro da sua empresa.

Continue lendo para entender o que o intraempreendedorismo e qual sua importância para as empresas!

O que é intraempreendedorismo?

Intraempreendedorismo pode ser definido como as ações de colaboradores de uma empresa que aprimoram ou inovam nas soluções que oferecem. Logo, é o empreendedorismo realizado dentro da empresa.

Com o mercado de trabalho e a cultura empresarial cada vez mais dinâmicos, as empresas vêm se preocupando com o desenvolvimento interno de seus colaboradores, acreditando que eles têm contribuições a oferecer ao negócio além de suas funções predeterminadas.

Qual é a importância do papel da empresa?

O gestor deve estar ciente que a atitude empreendedora dos colaboradores deve ser constantemente estimulada, para que possam notar sua relevância na construção da empresa.

Alguns colaboradores podem se sentir retraídos devido a falta de liberdade no momento de opinar sobre os processos atuais do negócio. Esta atitude dos gestores inibirá a criatividade dos funcionários.

Portanto, para promover o intraempreendedorismo, a cultura organizacional deve ser estabelecida de forma que os colaboradores se sintam seguros em demonstrar suas ideias.

A cultura organizacional direcionada ao intraempreendedorismo irá ajudar a empresa a alinhar seus colaboradores de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável, criando um ambiente em que o pensamento inovador é constantemente estimulado.

Como estimular a atitude empreendedora?

A melhor forma para estimular a atitude empreendedora é desenvolvendo as competências de cada colaborador individualmente e aplicá-las em conjunto. Cada pessoa tem características específicas que não devem ser ignoradas.

É papel do gestor definir métodos de análise de participação e desenvolvimento dentro da empresa, podendo desta forma orientar os colaboradores da melhor maneira para que eles possam desenvolver a atitude empreendedora.

Sendo assim, é importante que a empresa incentive a liberdade do pensamento criativo, levando em conta que erros podem acontecer, assim como ideias ruins podem surgir, mas do processo criativo surgirão soluções decisivas pro sucesso da empresa.

Como modelar o time?

Você pode influenciar na criação de um ambiente com intraempreendedorismo começando no processo seletivo da empresa. Proponha processos e apresentações que estimulem a criatividade para que possa identificar se o candidato é um possível intraempreendedor para sua empresa.

Propor desafios de soluções é ideal para estimular a demonstração do potencial de cada um como empreendedor e, claro, observar se ele está alinhado com o ambiente proposto.

Faça da sua empresa um lugar de desenvolvimento contínuo e tenha como resultados: soluções criativas, baixa rotatividade, trabalho em equipe, participação e parcerias de sucesso. Não esqueça de se dispor a ouvir seus colaboradores e discutir as ideias.

Gostou de saber mais? Certamente você também conhece alguém que gostaria de saber dessa dica. Compartilhe o post!



Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.