O Brasil tem muitos desafios que o tornam um lugar difícil de fazer negócios. Problemas como baixos incentivos e altos impostos tornam muito difícil para as startups. No entanto, temos crescido por meio de engenhosidade e criatividade, garantindo que nossos negócios sejam competitivos com outros países emergentes.
Uma dica crucial para quem deseja ter alto desempenho é ter algo em quem se espelhar. Por conta disso a GGV separou 5 empresários que podem ser bons exemplos de persistência e coragem, confira:
Abílio Diniz, dono do Carrefour Brasil
Abílio Diniz é uma lenda no cenário do empreendedorismo brasileiro, filho de imigrantes portugueses, iniciou a sua jornada trabalhando na doceria de seu pai chamada Pão de Açúcar. Desenvolveu aptidão aos esportes, mas também aos estudos, ganhando uma bolsa para continuar uma pós graduação nos Estados Unidos. Entretanto, decidiu ousar e construir o primeiro supermercado Pão de Açúcar junto ao seu pai.
Diniz possui uma garra nata. Enfrentou muitos problemas em sua trajetória, tanto na esfera pessoal, com separações e um sequestro por mais de 7 dias, quanto empresarial porque a rede Pão de Açúcar estava com sérios problemas financeiros na década de 90. Entretanto, sua força e fé o fez buscar soluções para conseguir revitalizar seus investimentos e se tornar o gigante que é hoje.
Flávio Augusto, fundador da Wise UP
Flávio Augusto desde pequeno tinha o espírito de empreendedor, vendia e revendia relógios aos seus colegas na adolescência. Sendo notado com potencial, foi contratado na área comercial em uma escola de inglês. Com 20 anos, arriscou tudo o que tinha e não tinha para fundar uma escola de inglês, a Wise Up.
O sucesso da empresa e da administração foi tanto que o empresário recebeu uma oferta de quase 1 bilhão pela empresa e prontamente aceitou. Mas conseguiu recomprar a empresa anos mais tarde por menos de 1 terço do valor, nesse meio tempo fundou também o MeuSucesso.com, uma plataforma digital com conteúdos de aulas, conversas, palestras e séries para a formação de empreendedores.
Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza e Endeavor:
A Luiza Trajano é um dos exemplos de como as mulheres estão e vão dominar o mundo dos negócios nos próximos anos. Esteve na ponta das decisões do Magazine Luiza por mais de 24 anos, trazendo sempre inovações e potencial para essa que é uma das maiores marcas do varejo do país. O movimento total do Magazine Luiza somente em 2019 foi de cerca de 27,3 bilhões de reais.
Trajano é um dos maiores exemplos de uma gestão qualificada e humanizada, sua empresa está há anos recebendo prêmios e sendo considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil nos últimos anos.
Silvio Santos, fundador do SBT e outras empresas
Silvio Santos é um dos empresários brasileiros de maior sucesso e maior visibilidade no país. A sua primeira experiência foi vendendo canetas e foi chamado para trabalhar em rádio por conta de sua voz e carisma. Em sua carreira no rádio, começou a transmitir programas de notícias e entretenimento. Aos poucos foi ganhando notoriedade e conquistou espaço na TV também. Claro, embora o carisma não seja necessariamente o que tornou Silvio bem-sucedido, essa sua característica desempenhou um papel fundamental em sua jornada empreendedora. Silvio Santos é um perfeito exemplo de como a construção de conexões é essencial para o networking de uma empresa.
Outro grande diferencial do empresário é a sua engenhosidade em lidar com crises, como por exemplo a do banco Panamericano em 2000. O banco esteve envolvido em fraudes ligadas à concessão de empréstimos e depois repassava a carteira para um banco maior. Essa prática é comum, mas o correto depois do repasse era retirar o valor do empréstimo do patrimônio da empresa, o que fazia o Panamericano inflar a sua confiabilidade no Mercado, cometendo então uma fraude fiscal. Silvio Santos não estava à frente da gestão do banco e, pouco tempo depois, conseguiu reconstruir o seu império, fundando também a Jequiti e o SBT.
Felipe Ramos Fioravante, fundador da iFood
Felipe Ramos Fioravante é um empreendedor com profunda paixão por inovação e criatividade. Depois de observar as novas tendências surgindo no Brasil, decidiu abrir seu próprio negócio. Ele começou como freelancer e observando o mercado, percebeu como era difícil encontrar uma boa refeição em uma nova cidade. Fioravante pensou no problema por cerca de seis meses e então decidiu criar um marketplace para entrega de comida.
Assim nasceu o iFood. A empresa tornou- se líder absoluta em delivery online e hoje são mais de 20 milhões de pedidos mensais pelo aplicativo!
Para construir uma empresa não basta bons exemplos e modelos a seguir, é necessário um estudo profundo sobre como fazer o seu negócio trazer as melhores soluções ao mercado de maneira marcante e eficaz. Essa é uma tarefa que uma consultoria empresarial pode te ajudar, você já conhece a GGV Inteligência em Vendas?
Comentários
0