Por mais que Brasil não seja o melhor cenário econômico para empreender, devido aos poucos incentivos e a alta carga tributária, com inteligência e criatividade nós ganhamos grande destaque no cenário do empreendedorismo. Buscar soluções para as adversidades parece fazer parte do nosso DNA, e exemplos de sucesso não faltam. Conheça os 5 maiores empreendedores brasileiros.
Possuir pessoas para nos espelhar é uma das armas de todos os profissionais de alta performance. Você conhece os 5 maiores empreendedores brasileiros de 2017? Eles são exemplo de persistência, foco e inovação. Aliás, eles são alguns dos melhores do mundo!
Confira – e inspire-se!
Flávio Augusto, fundador da Wise UP
Natural do Rio de Janeiro, Flávio iniciou sua trajetória como empreendedor muito jovem, vendendo relógios para os amigos. Com um perfil de vendedor aflorado desde cedo, foi trabalhar na área comercial em uma escola de inglês. Pouco tempo depois, com apenas 20 anos, realizou um empréstimo bancário com uma taxa de juros de 12% ao mês e apostou todas as suas fichas na sua própria escola de inglês, a WiseUp.
Anos depois o empreendedor negociou os direitos de sua empresa por “apenas” R$ 877 milhões. O empreendedor ainda fundou um time de futebol na América do Norte e escreveu o livro “Geração de Valor”, sucesso de vendas. O mais surpreendente é que Flávio comprou de volta a Wise UP, anos depois, por quase um terço do valor pelo qual vendeu – um grande exemplo de que má gestão deprecia, e muito, uma empresa.
O empreendedor também é o fundador do MeuSucesso.com uma plataforma digital que tem a missão de capacitar empreendedores, por meio de conteúdos de alto nível de produção cinematográfica. Assistir no conforto de casa aulas, séries, conversa com especialistas, estudos de casos e muito material complementar, são algumas das oportunidades que você pode ter ao assinar a plataforma.
Alexandre Costa, fundador da marca Cacau Show
Alexandre Costa começou a trabalhar muito cedo – desde os 14 anos de idade vendia ovos de chocolate na época da Páscoa de uma forma bastante rudimentar: saía oferecendo seus produtos de porta em porta. Este trabalho acabou lhe servindo como uma espécie de “ponte” para ligá-lo a contatos que permitiram que, com apenas 17 anos, ele fundasse uma empresa chamada Cacau Show, hoje uma das maiores e mais lucrativas empresas fabricantes de chocolate do Brasil. Hoje em dia a marca já tem mais de 1.540 lojas em diversos estados brasileiros, e Alexandre Costa permanece à frente das operações de sua empresa.
Robinson Shibba, fundador da China in Box
Robinson Shibba é um exemplo de que, para se tornar um empresário de sucesso, os empreendedores precisam ser também muito visionários. Robinson Shibba teve a visão empreendedora quando visitou os Estados Unidos, percebeu o sucesso dos deliveries de comida chinesa por lá e percebeu que no Brasil este ramo era inexistente ou incipiente. Ao enxergar a oportunidade, Shibba não bobeou e criou a rede China in Box, a maior franquia de delivery de comida chinesa do Brasil. Hoje em dia, a empresa criada pelo empreendedor paranaense Robinson Shibba já tem capital total avaliado em cerca de R$ 4 bilhões.
Abílio Diniz, fundador do Pão de Açúcar
Existem várias formas de se tornar bem sucedido enquanto empreendedor, nos mais diversos ramos ou em negócios variados. Abílio Diniz decidiu investir em supermercados, quando acabou preferindo abrir o Pão de Açúcar ao invés de continuar seus estudos em administração no interior.
A loja de Abílio teve muito sucesso. Com quatro anos de existência já era inaugurada a segunda unidade, e na década de 1990, o Pão de Açúcar englobou o grupo de supermercados Sirva-se. O grupo ainda comprou a Ponto Frio, foi associado às Casas Bahia, e hoje Abílio investe no ramo de ações, tendo participação considerável na estrutura societária do Carrefour, além de comandar a empresa de investimentos de sua família.
Silvio Santos, fundador do SBT e outras empresas
Silvio Santos é, sem dúvida, um dos casos de empreendedores brasileiros mais bem sucedidos que se tem notícia. Senor Abravanel começou “por baixo”, vendendo produtos na feira. Acabou entrando para o ramo das comunicações no rádio, e posteriormente foi comprando horários na televisão. Por mais que o carisma não tenha necessariamente a ver com o sucesso empresarial de Silvio, foi a ponte que ele precisava para entrar de cabeça no mundo dos negócios.
Silvio Santos criou o SBT, o Baú da Felicidade, o Banco Panamericano e outras empresas do chamado Grupo Silvio Santos. O empresário teve um diferencial: soube muito bem lidar com crises. Ainda na primeira década de 2000, o Panamericano teve um rombo bilionário, e Silvio soube lidar com as adversidades, reconstruindo seu império em pouco tempo. Hoje, é dono também dos cosméticos Jequiti.
Já pensou em abrir o seu próprio negócio, ou buscar dar um “up!” no seu? Contratar uma consultoria empresarial pode te ajudar e muito no crescimento almejado.
Comentários
0