Você sabe como fazer uma avaliação de desempenho da sua empresa? Alguns gestores têm um bom faro para problemas. Porém, embora consigam intuir gargalos e deficiências produtivas, eles não sabem exatamente onde está o obstáculo e por que ele acontece. Se você vive uma situação como essa, está na hora de adotar uma avaliação de desempenho.

E se não sabe muito bem como ela funciona, este post será ainda mais útil para você. Nele, apresentaremos esse conceito tão importante para motivar e envolver seus colaboradores em um mesmo objetivo: o bem maior da sua empresa! Confira:

O que é avaliação de desempenho?

Os problemas mais difíceis de diagnosticar são os que têm causas humanas. Como você mede a performance de cada um dos seus colaboradores e, principalmente, o nível de envolvimento deles?

É essa pergunta que a avaliação de desempenho busca responder.

Para avaliar sua equipe, primeiro você precisa estabelecer critérios objetivos. A partir daí, há vários caminhos: alguns gestores gostam de avaliar eles mesmos o time, outros preferem que eles também se autoavaliem.

Há, até mesmo, métodos de avaliação em que todos analisam o trabalho de todos. Quanto mais detalhada a análise, mais difícil de ser feita, mas também melhores são os resultados.

Qual a sua importância para a empresa?

Por meio da avaliação de desempenho, você detecta facilmente os problemas que têm causas humanas.

Todos podemos melhorar como pessoas e profissionais. Essa avaliação ajuda a combater situações como desmotivação, baixo desempenho, atrasos, dificuldade em cumprir prazos e até questões delicadas, como problemas pessoais entre colaboradores.

Nada deixa um profissional mais motivado do que saber que a opinião dele é ouvida e usada para melhorar o ambiente de trabalho. Por isso, pode ser interessante adotar um método que use o feedback dele com relação à empresa.

E o principal: conhecendo os colaboradores, analisando sua conduta e sabendo o que eles pensam da empresa, você levanta dados preciosos para tomar decisões.

Por exemplo: se falta alinhamento entre o que você, gestor, pensa e o que os funcionários tentam colocar em prática, pode ser que a comunicação interna seja o problema, que esteja na hora de mudar sua política de contratações… ou, pura e simplesmente, que você, como líder, pode melhorar em alguns aspectos. Afinal, a avaliação de desempenho serve para todos, não é mesmo?

Como fazer uma avaliação de desempenho?

Você pode ter pensando algumas vezes enquanto lia este texto: “mas como vou arranjar tempo para fazer isso tudo?”. Há algumas formas fáceis de começar:

Tenha critérios e um método de análise

Criando critérios e dividindo-os com o time, você pode analisar cada um deles. Essa é a forma mais simples de avaliação de desempenho, mas como ela é unilateral, sua responsabilidade é grande.

O ideal seria incluir a autoavaliação e o que os especialistas chamam de avaliação de 360 graus. Nesse método, todos avaliam todos: os colaboradores te avaliam, você os avalia, eles se autoavaliam e avaliam os colegas. Essa é, de longe, a forma mais indicada.

Contrate uma consultoria

É claro que há pequenas ações isoladas que você pode implementar para melhorar alguns dos seus problemas. Mas para estabelecer uma cultura organizacional forte e que seja compreendida por cada colaborador, o ideal é contratar um serviço de consultoria para a avaliação de desempenho.

O principal motivo para isso é que ela é muito, mas muito mais eficiente se for baseada em algo que toda boa empresa de consultoria deve seguir: pesquisas de mercado.

Pense bem: se você é dono de uma empresa de pequeno porte, por exemplo, há soluções que funcionam para grandes corporações, mas que não se aplicam ao seu negócio. Uma consultoria profissional levará isso muito a sério no momento de te apresentar essas soluções.

Introduza a avaliação de desempenho no dia a dia da empresa e veja o envolvimento, a performance e a motivação dos seus funcionários aumentarem imediatamente! Esses são critérios indispensáveis para criar uma cultura organizacional. Esta, por sua vez, é uma das características das empresas que se destacam.

Agora que você sabe a importância de avaliar e de ser avaliado no dia a dia de uma empresa, que tal deixar um comentário aqui embaixo, dizendo quais são os critérios mais importantes pra você? Sua opinião pode ajudar outros gestores!