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5 características de uma liderança de alta performance em vendas

Vender pode ser considerado um misto de dom, conhecimento, técnica, força de vontade, experiência e talento. Mas, na prática, a venda é um processo fundamental assim como a liderança, para todas as empresas e todos os empreendimentos com fins lucrativos empregam diferentes táticas de vendas em relação ao mercado.

Da mercearia da esquina à multinacional, todas as empresas precisam vender. Para isso elas usam diferentes táticas e abordagem. Com equipes maiores ou menores, os empreendimentos também precisam de alguém que trabalhe na liderança das vendas, e este profissional que fica à frente do time de vendedores é simplesmente fundamental para o sucesso do negócio.

Estes profissionais compartilham algumas características comuns necessárias para um bom processo de vendas. Veja as 5 características de uma liderança de alta performance em vendas:

1 – Conhece muito bem o modelo de negócio

O bom líder é muito bem instruído e informado sobre o negócio que opera e também sobre táticas de vendas. Este gerente de vendas precisa, portanto, ter grande conhecimento técnico sobre o comércio, mas também, sobre o todo o modelo de negócio utilizado pela empresa em que atua.

Afinal, como vender e como gerenciar uma coisa que não se conhece? O saber dos líderes e gerentes de venda permitem que eles sejam mais rápidos e assertivos em solucionar problemas e implementar mudanças que aprimorarão os resultados do negócio.

 

2 – Visão ampla e sempre atenta

O bom líder tem dentro de si também um espírito empreendedor. Ele precisa ter olhos muito treinados para visualizar ameaças e oportunidades para o mercado em que opera. Com isso, ele passa a enxergar a equipe subordinada de uma forma mais mercadológica, aproveitando as potencialidades e suprindo as lacunas de cada um de seus liderados.

Com uma visão ampla e atenta, o líder certamente cumprirá – e até mesmo vai superar – todas as metas estipuladas, tomando as atitudes certas no tempo certo. (Como contribuir para o desenvolvimento de líderes na sua empresa?)

 

3 – Firmeza para comandar

Contudo, ser líder não significa apenas definir metas e fazer com que elas sejam cumpridas, mas sim, orientar e conduzir toda a sua equipe para tomar as decisões corretas que tragam os resultados esperados. E o trato diário com diferentes pessoas, personalidades e características exige firmeza.

Essa firmeza será usada para não recuar diante de obstáculos ou dificuldades de convivência pessoais. Será muito útil também para suprimir qualquer problema entre os liderados que esteja atrapalhando o desempenho no trabalho, ou ainda para impor a hierarquia da empresa e exigir o devido comportamento por parte dos funcionários. O líder não deve ser um tirano, também não deve ser uma pessoa autoritária. Entretanto, ele precisa ter firmeza para dialogar e se fazer ser ouvido com o respeito adequado.

 

4 – Sensibilidade para ouvir

O bom líder não apenas dá ordens, mas também conquista o respeito de seus liderados por meio da sensibilidade e da atenção. Por isso, um líder que potencializa vendas também está atento às dificuldades e obstáculos de seus liderados. Está disposto a ouvir suas queixas e reclamações sobre assuntos relacionados ao trabalho que talvez mereçam ser alterados ou repensados.

Tem ainda a sensibilidade para lidar com momentos difíceis de profissionais, dando a eles o apoio necessário. Mais do que cobranças e pressões, típicas de um trabalho em vendas, o bom líder também motiva e incentiva a sua equipe a realizar sempre o melhor trabalho possível e usar todo o potencial que possui para vender. Desnecessário dizer que ele precisa ser articulado, eloquente e muito simpático para conquistar aos seus subordinados. (SAIBA MAIS)

 

5 – Equilíbrio para tomar decisões

Vivemos um momento empresarial em que a coerção, a pressão e o medo já não funcionam mais como potencializadores de resultado. Hoje em dia, as empresas querem pessoas que trabalhem felizes, motivadas e que se dediquem por uma causa em que acreditam.

As quatro qualidades que mencionamos anteriormente podem, eventualmente, entrar em conflito. Por isso, o bom líder precisa de parcimônia para encontrar o equilíbrio necessário em cada situação.

A consultoria empresarial ajuda muitos empreendimentos a aproveitar melhor seus recursos, pessoal e as circunstâncias do mercado para gerar mais renda e lucros. O trabalho dos líderes em vendas está diretamente associado com consultoria em vendas. Por isso, profissionais podem auxiliar o seu negócio.

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