Qualquer gestor que deseja melhorar suas estratégias precisa se munir de informação, afinal dados são a base para qualquer tomada de decisão assertiva em uma organização.
Além de apenas pesquisar, precisamos ter certeza de que os dados coletados são confiáveis e atualizados. Devido a grande quantidade de informação a que temos acesso, é fácil acabar utilizando dados baseados em análises e contextos desatualizados, ou até mesmo falsos.
Para ter certeza da veracidade dos dados coletados, é comum que empresas realizem pesquisas de marketing ou pesquisas de mercado antes de tomarem decisões. Afinal, dessa forma, sua empresa pode economizar muito dinheiro, evitando o lançamento de um produto desastroso, por exemplo.
“Ok. Tomar decisões baseadas na intuição quase nunca dá certo, precisamos de dados confiáveis e atualizados. Mas como saber se devo fazer uma pesquisa de mercado ou uma pesquisa de marketing? As duas não são a mesma coisa?”
Essa confusão entre os termos é normal, afinal ambos acabaram se confundindo com o passar do tempo. Uma das prováveis razões é a tradução de materiais estrangeiros e a tentativa de adaptar a terminologia do inglês.
Apesar de possuírem similaridades na metodologia, existem diferenças no alcance e objetivo a ser perseguido por cada uma.
O que é a pesquisa de Marketing
Produto; Praça; Preço; Promoção.
Essas quatro palavras, também conhecidas como “4 P’s”, são os principais elementos a serem estudados e trabalhados dentro do marketing. Como consequência disso, a pesquisa de marketing tem como objetivo coletar dados relativos a esse composto, gerando um relatório sistemático de dados e descobertas, específico do cenário em que a empresa está inserida.
A pesquisa de marketing, portanto, acaba sendo abrangente, com uma estrutura focada em identificar oportunidades e mitigar fraquezas do seu negócio. Para atingir esse objetivo, a pesquisa de marketing deve analisar tanto fontes externas quanto internas. Esta é uma das maiores diferenças deste método, junto de seu escopo abrangente.
E mesmo que seus relatórios lidem com vendas e faturamento, sua natureza e objetivo giram em torno dos 4 P’s que norteiam o marketing.
O que é pesquisa de Mercado
Antes de entender o que é pesquisa de mercado, é preciso entender o que é mercado. A definição mais simples e aceita é que este se trata do grupo de clientes que podem consumir o produto ou serviço oferecido pela sua empresa.
A pesquisa de mercado, portanto, é um processo que busca ouvir a voz desses consumidores, estudando seu hábitos de consumo, comportamentos, critérios de compra, entre outros fatores que podem influenciar na tomada de decisão. Um exemplo simples é a pesquisa feita com intuito de descobrir o grau de satisfação do cliente.
Coletando dados sobre satisfação, e mesmo sobre percepção do consumidor de uma forma geral, é possível compreender até mesmo como a sua marca é vista em comparação à concorrência. Isto pode ser usado para estabelecer um planejamento de comunicação a fim de melhorar a imagem da sua marca, ou até para gerar engajamento no seu público-alvo, por exemplo.
Se deseja entender um pouco mais sobre a pesquisa de mercado, quais são os métodos utilizados, sua aplicação, e se ela pode ajudar a sua empresa, acesse nosso site. A GGV Inteligência em Vendas é especialista na área, com mais de 7 anos no mercado e 1.200 pesquisas realizadas.
Principais diferenças: Pesquisa de Marketing x Pesquisa de Mercado
Agora que entendemos tanto a pesquisa de marketing, quanto a pesquisa de mercado, é importante guardar as suas diferenças. Afinal, ambas as averiguações tratam os dados coletados através de escopos e pontos de vista diferentes. Tomemos o preço do seu produto ou serviço como exemplo. Se o objetivo é comparar o valor praticado pela sua empresa com o dos concorrentes, é uma pesquisa de marketing – pois, com isto, iremos avaliar os P’s do marketing.
Se a sua pesquisa de preço for baseada unicamente na opinião de quem consome, então temos uma pesquisa de mercado. É verdade que neste caso, por se tratar de um dos componentes dos 4 P’s – o preço –, a pesquisa estará incluída dentro do marketing. Mas nunca se esqueça de que a recíproca não é verdadeira. Pesquisas de marketing não são pesquisas de mercado, mesmo que o contrário possa ser verdadeiro em certo grau, uma vez que pesquisas de mercado podem estar inseridas nas pesquisas de marketing.
O mais importante é entender que pode e deve haver uma complementaridade entre estes dois tipos de pesquisa para formular uma melhor estratégia para a sua empresa. Conhecer os quatro ambientes do marketing e a opinião dos seus consumidores, é essencial para montar estratégias coerentes e agir no mercado.
Entendendo a diferença que há entre estes dois tipos de pesquisa, e aproveitando o seu caráter de complementaridade, o seu posicionamento e atuação terão maior chance de sucesso. Assim sua empresa consegue ter um crescimento sustentável no longo prazo, e uma tomada de decisão muito mais assertiva.
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