Pesquisa de mercado: Quando fazer e os seus benefícios

Incertezas. Independentemente do tamanho da sua empresa, uma coisa é certa: elas estarão lá.

Uma gestão competente está sempre em busca de novos caminhos para melhorar o desempenho da sua empresa. Identificando tendências, oportunidades de melhoria, hábitos de consumo, comportamentos de clientes, e assim diminuir as inúmeras incertezas que a circundam.

Uma pesquisa de mercado torna possível identificar essas variáveis. Te ajudando a compreender melhor a posição do seu negócio  no mercado, relacionamento com clientes, posicionamento perante a sociedade, concorrentes do setor, público-alvo, entre outros fatores. 

Aqui vamos te contar um pouco sobre o que é a pesquisa de mercado, quando fazer uma, e os diversos benefícios que ela pode trazer para o seu negócio.

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é um instrumento que utiliza da coleta e análise de dados, para entender mais sobre o mercado – cliente, concorrentes, produtos.. Diminuindo, dessa maneira, as incertezas e aumentando a assertividade na tomada de decisões da empresa.

Esse estudo é feito através da coleta de informações, que podem ser obtidas de duas formas diferentes:

  • Pesquisa primária: Dados utilizados são coletados diretamente pela empresa;
  • Pesquisa secundária: Dados utilizados são provenientes de terceiros;

Quando fazer uma pesquisa de mercado?

Abrir um negócio, lançar um produto, investir em um novo projeto, e qualquer outra ação que envolva um grande investimento ou risco, são algumas das oportunidades onde a pesquisa de mercado pode ser utilizada. Afinal, com os dados obtidos através dela você pode ter um maior grau de assertividade na criação, lançamento e distribuição do seu novo produto ou serviço.

Pelo fato de a pesquisa de mercado ser utilizada em diversas áreas, segmentos, e situações, seu uso normalmente está relacionado com tomadas de decisões que exijam um alto risco ou investimento.

Quais os benefícios de uma pesquisa de mercado?

Você já descobriu o que é uma pesquisa de mercado e quando ela deve ser feita. Agora vamos te explicar um pouco mais sobre os benefícios que ela pode trazer para seu negócio.

Entender o consumidor

Sem os consumidores nenhum negócio vai para frente, então é fácil de entender porque é tão importante conhecê-los. Uma pesquisa de mercado é capaz de indicar os hábitos, necessidades e comportamentos de um determinado público, além de informar determinadas características pessoais que também ajudam na segmentação dos mesmos.

Saber com quem estamos lidando é vital no processo decisório. Afinal, em quais produtos/serviços investir, que tipo de linguagem e tom usar,  quais mídias investir e como a marca deve se posicionar no mercado, tudo isso depende do público que a organização deseja alcançar.

Conhecer a concorrência

Prestar um serviço de qualidade é essencial para qualquer negócio, mas isso não significa que podemos deixar de olhar para os concorrentes. Afinal, toda empresa está sempre buscando novas formas de melhorar e se destacar no mercado.

Devemos estar atentos a casos de sucesso, assim como casos de fracasso, aprendendo com erros e acertos de outras empresas. Monitorar a concorrência e o mercado, também, nos ajuda a conhecer o posicionamento dos concorrentes, preços e produtos inovadores.

Direcionar novos produtos e serviços

Quem está começando um negócio ou quer lançar algo novo não pode se basear em achismos e no senso comum, esse tipo de atitude coloca em risco o negócio e pode levá-lo à falência. 

Com dados concretos sobre o comportamento dos clientes, inovações no mercado e possíveis tendências, podemos desenvolver produtos e serviços que realmente satisfaçam ao público e preenchem uma lacuna no mercado. 

Implementar melhorias para o usuário

Só porque você já tem um tempo de mercado e um público formado não quer dizer que todo o trabalho está feito. Há sempre pontos que podem ser melhorados ou que precisam de mudanças.

Exemplo disso são produtos que em seu lançamento eram incríveis, mas acabaram se tornando obsoletos com o passar dos anos. Como, por exemplo, locadoras de filmes que acabaram sendo substituídas por serviços de streaming. É preciso buscar informações constantemente, afinal se você não identificar os pontos que precisam de melhorias, alguém irá.

Medir a satisfação do cliente

Ouvir o consumidor é algo simples, mas com poder transformador. A satisfação do consumidor envolve muitos fatores: a qualidade do produto, atendimento recebido, resolução de melhorias, agilidade na entrega, integridade do produto e muito mais. 

Um consumidor descontente dificilmente voltará a comprar com você. E até mesmo os clientes que são fiéis podem acabar se cansando, ou encontrando um produto que os atenda melhor.

Identificar oportunidades

Pense na seguinte situação: você está prestes a lançar um novo produto e de repente percebe que há um outro produto muito parecido com o seu no mercado, com a mesma qualidade mas mais barato.

Pesquisas de mercado são muito úteis na hora de identificar oportunidades de mercado, afinal permitem uma tomada de decisão baseada em dados sobre o consumidor. Além de prevenir situações como a descrita acima.

Gestão mais consciente

Conhecimentos pessoais e intuição até podem auxiliar na tomada de decisões, mas o que realmente deve orientar a gestão de um negócio, seja ele algo novo ou uma franquia, são dados consistentes. 

Quando você sabe onde está pisando e com o que está lidando, adquire uma visão mais completa da situação e toma decisões melhores, adotando estratégias adequadas para garantir o sucesso do seu negócio.

A GGV Inteligência em Vendas é uma empresa que já atendeu mais de 700 clientes  no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e China. Com experiência na área de pesquisa e inteligência de mercado, pode ajudar o seu negócio a coletar e analisar os dados necessários para uma tomada de decisão mais consciente e assertiva.

Entre em contato conosco e realize uma pesquisa de mercado!



Deixe um comentário