Identidade organizacional? O que é isso? Qual a importância dela para a sua empresa?

Se você é empreendedor e está planejando abrir um novo negócio, há uma série de preocupações que você terá de se debruçar sobre. Investimentos, concorrência, publicidade, fatores financeiros, recursos humanos, burocracia, impostos e tantos outros fatores que irão interferir diretamente no funcionamento do seu negócio. 

 Por mais que estas variáveis estejam presentes em todas as organizações, o seu empreendimento continua sendo diferente da empresa vizinha, dos concorrentes e de qualquer outro negócio. Já se perguntou o porquê disso? O que torna a sua empresa diferente das demais? O que torna ela única?

 Conceito

 O conceito de identidade organizacional surgiu na década de 1980 e nos ajuda a entender um pouco mais sobre como cada organização consegue ser única à sua própria maneira. Albert e Whetten (1985) definem a identidade organizacional como o conjunto de crenças e valores compartilhados dentro de um negócio e que, por consequência, acabam moldando o comportamento dos colaboradores.

A identidade de uma organização serve, portanto, como a base para tomar decisões, montar estratégias, entender o motivo de sua existência e onde ela quer chegar. Esse conceito pode ser traduzido, principalmente, em três grandes eixos: missão, visão e valores. 

 Missão

A primeira característica da identidade organizacional é a Missão. Através dela, é manifestado o motivo pelo qual esse empreendimento existe e qual o seu  papel dentro do mercado. Muitas vezes esse propósito não está totalmente claro, entretanto, cabe a sua equipe expressar ele para o mundo – afinal, sua empresa certamente não existe à toa.

Divulgue a missão aos funcionários, investidores, parceiros, fornecedores e prestadores de serviço, para que eles possam entender com quem estão lidando. Evitando assim, qualquer interpretação equivocada sobre a área de atuação.

Na GGV, por exemplo, temos como missão:

“Usar a inteligência de mercado e aplicar a ciência em vendas para impulsionar resultados.”

Visão

A visão de sua empresa pode ser resumida no objetivo que ela enxerga para si no longo prazo. Muitos empreendimentos tem como visão “Ser a maior empresa do setor no mercado”, ou “Oferecer os melhores serviços no mercado”. Ambicioso demais? Não! Uma empresa precisa sempre buscar ser maior que ontem. 

Ela serve como uma forma de buscar diariamente a expansão esperada para o futuro, ao mesmo tempo em que motiva os funcionários, e comunica para os stakeholders quais são os objetivos da empresa. Dessa forma, uma visão irrealista pode acabar tendo um efeito diferente do esperado inicialmente, podendo até mesmo desmotivar os funcionários.

Na GGV, por exemplo, temos como visão:

“Em 2024 ter uma camada robusta de dados e tecnologia em nossas soluções para escalar e impactar o resultado das empresas. Nesse ano o Brasil será pequeno para a nossa expansão.🚀”

Valores

Os valores são os princípios da organização. O conjunto de crenças, ideias e valores que regem os pensamentos e comportamentos dos colaboradores. Auxiliando a empresa a cumprir com sua missão e chegar onde se espera, conforme expresso na visão. 

Muitas vezes esses valores estão presentes de maneira intrínseca na organização e em seus colaboradores. Sendo seguidos por todos que integram a equipe, e servindo como norte para as ações da empresa. 

Na GGV, por exemplo, nossos valores são:

“Gestão por Resultados; Sucesso do Cliente; Autorresponsabilidade; Cooperação; Inovação”

Comprometimento com a identidade de sua marca

 São poucas as empresas que possuem missão, visão e valores bem definidos. E menor ainda o número de empresas que representam verdadeiramente sua identidade e crenças através da identidade organizacional. Grande parte das organizações apenas usam frases de efeito, ou tem uma identidade que não reflete realmente suas crenças e ideais.

Se você está começando um negócio, tenha uma boa conversa com seus sócios e reflita junto a eles: qual é a identidade da nossa empresa? O que será esperado dos colaboradores? Desenvolvam a identidade com base nestas reflexões.

 Mudar é preciso!

Da mesma forma, uma identidade organizacional não é algo imutável. Algumas empresas permanecem por décadas com a mesma identidade organizacional, mas também há uma série de fatores que podem influenciar para uma adaptação ou reformulação completa da identidade organizacional. É importante revisar sempre os itens da identidade organizacional e avaliar se eles ainda representam os anseios, crenças e o futuro do seu empreendimento.

 Para não ficar guardado na gaveta!

Uma identidade organizacional deve ser sempre levada muito a sério. Ela deve orientar a ação de todos que, de alguma forma, se relacionam com a empresa. Por isso, mantenha-a sempre em evidência, esforçando-se ao máximo para seguir o que ela expressa.

Se você procura uma consultoria que possa te ajudar a desenvolver uma identidade organizacional de excelência e garantir os melhores resultados para o seu negócio, com ações estratégicas e técnicas baseadas em conhecimento científico e anos de experiência de mercado, temos uma boa notícia… Você encontrou! 

 Acesse nosso blog e fique por dentro das novidades!