Na busca por crescimento e vantagens competitivas, as empresas estão apostando suas fichas em estratégias de marketing, mesmo quando não há um setor especializado dentro da companhia. Afinal, nem sempre a verdadeira alma do negócio é a propaganda, e sim o marketing realizado. Descubra nesse artigo as 5 estratégias de marketing para pequenas e médias empresas.
Se você ainda não se convenceu disso, continue acompanhando o post de hoje para descobrir 5 estratégias de marketing mais efetivas que irão fortalecer o seu negócio! Vamos lá?
5 estratégias de marketing para pequenas e médias empresas
1. Esteja presente nas redes sociais
Se sua empresa ainda não está presente nas redes sociais, não perca mais tempo e crie já suas páginas! Hoje em dia, não há nada que não circule por esses canais, inclusive seu público-alvo. Sendo assim, acompanhe-o e crie oportunidades de aumentar o lucro.
A melhor parte dessa estratégia é que, na maioria das vezes, uma conta gratuita pode resolver seus problemas, como prospectar clientes novos e fidelizar os antigos. Além disso, aproveite o boca a boca digital para promover algumas ações de relacionamento, por exemplo, por meio de sorteios ou concursos. A movimentação em suas redes sociais devido a essas ações podem lhe render bons frutos e existem estratégias baratas e práticas para o seu negócio.
2. Faça um bom planejamento de marketing
É fundamental entender que, para um planejamento potencial, é preciso conhecer bem sua área de atuação e, acima de tudo, seu público-alvo, uma vez que esses fatores influenciarão o plano como um todo, até a execução das campanhas.
As decisões tomadas e o cronograma estipulado devem ser analisados com cautela, pois irão impactar diretamente o desempenho da empresa. Assim, entenda o comportamento de compra do seu consumidor e fique de olho em sua concorrência, para que o posicionamento, metas e estratégias do negócio estejam condizentes e alinhadas aos objetivos traçados.
3. Realize pesquisas de satisfação
Não é preciso ser gestor para saber da importância de um feedback, concorda? Portanto, adote pesquisas de satisfação para entender mais seu cliente, saber o que ele pensa, o que ele está achando dos serviços e como a empresa ainda lhe pode ser útil. As respostas para esses questionamentos são muito importantes para que se monte um planejamento mais assertivo.
O mais comum é executar essa estratégia de marketing por meio formulários bem desenvolvidos, pontuando as variáveis relevantes para todos os departamentos. De qualquer modo, sempre preste atenção na abordagem e nunca se esqueça de agradecer o cliente.
4. Elabore pesquisas de clima organizacional
Muitas vezes, para que as estratégias de marketing deem certo, é preciso olhar para dentro da organização e resolver os problemas internos, especialmente no âmbito dos recursos humanos. Esses fatores estão relacionados ao clima organizacional da companhia, que é o grau de satisfação dos colaboradores perante a empresa, ambiente e colegas de trabalho.
O não engajamento de um funcionário com a política da empresa afetará sua produtividade e a qualidade de suas entregas. Por isso, é importante elaborar uma pesquisa de clima para conhecer as razões de desmotivação do capital humano e criar estratégias para contornar essa situação.
5. Aposte no marketing de conteúdo
Pode até parecer novidade para você, mas não é de hoje que as empresas estão investindo em marketing de conteúdo. O conceito dessa tática é engajar seu público-alvo oferecendo conteúdo relevante e materiais ricos e valiosos, transformando-os em uma potencial venda.
A partir do marketing de conteúdo, sua empresa irá melhorar o relacionamento com seus clientes, aumentar o engajamento com a marca, elevar sua visibilidade no mercado e, ainda, reduzir custos, já que essa estratégia é muito mais barata do que as de marketing tradicional.
Por fim, essas ideias não precisam de muito, e em alguns casos, nenhum investimento para serem executadas,
Espero que este conteúdo possa lhe ajudar, e qualquer dúvida, conte com a gente! Um abraço.
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