Filme biográfico indicado ao Oscar:
O Lobo de Wall Street foi lançado em 25 de dezembro de 2013 e é baseado na história real de Jordan Belfort, que operou uma corretora de ações ilegal de 1989 a 1998. Sua empresa foi responsável por enganar investidores em mais de US $200 milhões, sendo então nomeado com o título do filme.
O 5 vezes indicado ao Oscar é sobre a ascensão e queda de Jordan Belfort de invasor corporativo e dominador de mercado, sua vida ultrajante como um multimilionário com poder, dinheiro, questões de sexo e abuso de substâncias para combinar, sua queda do topo, sua redenção e um retorno ao comércio. Dirigido por Martin Scorsese, “O Lobo de Wall Street” é um filme biográfico de comédia de humor negro norte-americano baseado no livro de memórias de Jordan Belfort com o mesmo nome.
O filme é estrelado por Leonardo DiCaprio como protagonista magnata, encarnou tão bem o carismático charlatão que concorreu como Melhor Ator na premiação do Oscar 2014. Embora o personagem de caráter suspeito, a estratégia inteligente, persuasiva e planejada é o que salta aos olhos enquanto acompanhamos a jornada sinuosa do empresário.
Belfort se mostra como um gênio do Outbound Marketing e vamos te ensinar nesse artigo as principais técnicas dele!
Estratégias de venda e o Lobo
Muitas empresas acreditam erroneamente que as vendas é somente convencer o cliente a comprar. Embora isso seja crucial, é somente o resultado da equação. Pessoas de vendas bem-sucedidas devem ser capazes de identificar as necessidades e desejos de seus clientes, e encontrar soluções para atender a essas necessidades. A melhor maneira de fazer isso é sendo proativo e incentivando seu cliente a fazer compras em seus próprios termos.
Porém, dificilmente seu produto conterá todas as necessidades e objetivos do cliente, e é exatamente por isso que a arte de vender é saber equilibrar a demanda do cliente com o que o produto pode oferecer. Em Lobo de Wall Street essa lição é nítida com a cena em que Jordan Belfort está lançando uma caneta que, segundo ele, só pode ser comprada por milionários. Ele mostra as qualidades luxuosas dela e como ela é superior as demais. Mas somente aparece o desejo de comprar quando se é pedido para escrever um texto e ele não tinha uma caneta para escrever o texto na hora. Essa cena demonstra que o mais importante no copywriting não é descrever um produto, mas sim mostrar como ele resolve o problema do cliente.
A venda ativa é uma estratégia que envolve o vendedor persuadindo os clientes a comprar o produto ou serviço, enquanto a venda passiva é considerada mais uma tática de “deixar”. A ideia por trás disso é que, uma vez que o cliente perceba que precisa de um determinado produto ou serviço, ele virá até você.
Alguns exemplos de táticas de vendas passivas são:
- Não vender o produto ou serviço de forma definitiva.
- Ter um tempo de espera longo e tedioso.
- Encobrir partes-chave da venda.
- Dizer aos clientes o quão grande é a empresa sem realmente provar isso.
A estratégia de venda passiva é excelente, mas nada impede a sua empresa de utilizar outras práticas para angariar mais clientes. Um grande diferencial do outbound é a rapidez, já que basta você ter uma lista de clientes potenciais para partir ao ataque. Algo que Jordan Belfort dominava até além dos limites da legalidade.
Belfort, Outbound e Mercado
Jordan era jovem, conseguiu licença como corretor e no primeiro dia de trabalho a sua empresa quebra por causa do Black Monday. O Black Monday aconteceu a partir de uma sequência de eventos que levaram a um dos maiores crashs das bolsas de valores de potências mundiais em Outubro de 1987, o que aconteceu numa segunda-feira e levou anos para se restabelecer. Belfort Jordan estava devastado, mas encontrou na venda de ações minúsculas não catalogadas a maneira de aproveitar o seu potencial como vendedor em outbound. A sua genialidade está na seleção dos seus clientes: Os 1% mais ricos do país. Ao delimitar bem o público alvo, o corretor conseguia abranger com mais precisão quais eram as dúvidas e desejos comuns desses indivíduos e como saciá-los. Com a promessa de enriquecimento rápido, vendia as ações não catalogadas na bolsa por preços exorbitantes e lucrava muito com a ganância dos clientes.
Claro, em seu negócio não há necessidade de mentir sobre o produto ofertado. O que Belfort Jordan fez era ilegal e ele pagou seus anos na cadeia por isso. Entretanto, a lição e o formato de abordagem são essenciais para entender como ter uma empresa de sucesso.
O que O Lobo de Wall Street nos ensina sobre a vida?
O protagonista do filme era um vendedor nato, mas também um lider tão habilidoso quanto. A sua empresa Stratton Oakmont foi fundada por um grupo de traficantes locais de maconha que tinham zero experiência em vendas, Jordan confiou e ajudou a aprimorar as habilidades de sua equipe com confiança e coragem.
A conduta exemplar, fora a vida pessoal peculiar do corretor, era algo que cativava e incentivava os vendedores a embasar o projeto da empresa. Mentalidade crucial para o sucesso avassalador visto durante o filme.
Embora o personagem e autor Belfort Jordan tivessem diversos defeitos e cometido muitos erros em sua jornada, é inegável o carisma e inteligência dele. O lobo de Wall Street é um filme que apresenta a melhor e pior versão do corretor e é impressionante acompanhar sua ascensão, queda e reascensão como um empreendedor de sucesso e com dicas valiosas para os que estão atentos em o ouvir!
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