O poder da Nostalgia em um planejamento de Marketing:

Um exemplo do sucesso em vender nostalgia é a série Stranger Things, seus criadores foram acusados de utilizar o algoritmo de busca nas redes sociais para construir um roteiro baseado nos desejos das pessoas na época por produtos oitentistas nos EUA, seja em tecnologia, moda e cultural. Resultou numa vitória de marketing enorme e que até hoje é memorável.

Esse ato não é nenhum crime, apesar dos apontamentos, descobrir os rumos, ponderar as prioridades e surfar na “onda” da nostalgia não é nada fácil. Principalmente quando o seu produto é uma série que demora anos para ser desenvolvida, exige muito cálculo dos idealizadores!

Todos nós já nos deparamos com a seguinte frase: no meu tempo as coisas eram melhores. Essa afirmação é um fato presente desde muito antes de Stranger Things, formação dos Estados Unidos ou até os gregos. Desde que o mundo é mundo, as histórias milenares apontam para um passado mais valoroso do que a experiência de vida atual. É um elemento intrínseco à biologia e à mente humana, aponta Fred Davis, pesquisador renomado da área. Davis pondera que a nostalgia naturalmente traz uma visão mais idealizada e até utópica do passado, fazendo com que possíveis traços negativos sejam apagados ou amenizados.

Há um nome para quando trazemos esse efeito mnemônico para a venda de um produto, chama-se Economia da Nostalgia. Esse termo é designado quando o marketing de um produto ou serviço é pensado para evocar lembranças de outros tempos, saudades, experiências e sentimentos nos clientes. Algo que é ainda mais poderoso hoje em dia, em que o mundo torna-se pouco a pouco mais veloz, essa tendência de marketing saudosista ganha força.

Como atrelar valor a sua marca através da Nostalgia:

Marcas com longas décadas de história e impacto no dia a dia de famílias ganham vantagem na hora de evocar Nostalgia, mas décadas de experiência e impacto social não significam de imediato uma vitória. Reza a lenda que se a Coca-Cola parar de fazer qualquer tipo de propaganda, o seu nome ainda a fará gigante por 80 anos devido ao seu forte vínculo com datas comemorativas, como o Natal e também reuniões familiares.

Para aproveitar a nostalgia em seu produto é necessário, antes de tudo, entender qual é o seu público-alvo e o que ele deseja, procura e fala na internet. Aproveite as ferramentas para descobrir a fundo como evocar essas memórias e gostos a partir de gatilhos simples, indiretos e até parcerias com outras marcas para construir vínculos. Um exemplo interessante dessas parcerias é o uso de personagens marcantes da época para uma propaganda ou uma campanha de um produto personalizado, como a nova linha Bubbaloo da Boticário. 

Os produtos de autocuidado são inspirados nos doces que participaram da infância de boa parte da população. Agora adultos, esse público tornam-se possíveis consumidores dispostos a pagar por uma experiência que evoca esses momentos bons da infância, claro, enquanto faz o skincare no dia a dia! O sucesso em avaliações positivas e vendas consolidaram ainda mais essa parceria, a qual muito tem a ensinar sobre o uso da nostalgia no planejamento de marketing.

A internet é uma ótima forma para analisar possíveis estratégias e encontrar referências de empresas que criam vínculos nostálgicos. Outra maneira para aproveitar a onda da Nostalgia é procurar consultoria para construir as melhores estratégias e metas lucrativas. A GGV Inteligência em Vendas tem todas as ferramentas para auxiliar a sua marca a gerar ainda mais valor, conheça mais dicas em nosso blog ou entre em contato conosco:



Deixe um comentário