Pesquisa de marketing e pesquisa de mercado: qual a diferença?
Qualquer gestor precisa se munir de informação atualizada para melhor planejar as estratégias da sua empresa. Decisões assertivas dependem, assim, de uma boa pesquisa e coleta de dados prévia.
Mas qual averiguação é a mais adequada para a sua situação? No Brasil, pesquisa de marketing e pesquisa de mercado são termos que terminaram se confundindo ao longo do tempo. E ainda há muitos administradores de empresas que não sabem a diferença.
Se você também acredita que essas duas formas de pesquisa são sinônimas, você faz parte deste grupo – e está redondamente enganado. É verdade que, por ambas se tratarem de pesquisas que podem lidar com um público-alvo, as metodologias vão apresentar algumas similaridades. Mas a grande diferença vai surgir no alcance e objetivo a ser perseguido por cada proposta.
Uma das razões para esta confusão pode ter se originado na tradução de materiais da área, ou possivelmente pela entrada de multinacionais no país. Isto ocasionou na tentativa de adaptar a terminologia do inglês, o que por vezes aconteceu ignorando certas diferenças essenciais entre esses dois métodos de pesquisa.
A seguir, vamos definir cada um deles e analisar qual a sua importância para o posicionamento estratégico da sua empresa.
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