A pesquisa de mercado é uma ferramenta muito utilizada pelos gestores que pretendem mensurar a atuação da empresa, expandir o negócio, avaliar a viabilidade de investimento em um negócio ou um novo produto. Por ser um trabalho que necessita empenho e conhecimento por parte dos pesquisadores, existem muitas falhas de execução.
Existem ainda pessoas que não sabem como realizar esse estudo, e por isso, deixam passar várias oportunidades de investimento ou correm o risco de fracassar em uma ação. Se você ficou interessado neste assunto e quer aprender como fazer uma pesquisa de mercado, confira nosso post com o passo a passo!
1. Definição do problema
A primeira etapa de uma pesquisa de mercado é sempre a definição do problema. Nesse primeiro momento, a empresa deve definir qual é a finalidade da pesquisa, ou seja, qual é o foco estratégico e o que se pretende descobrir. Os objetivos podem ser divididos de duas maneiras: principal e secundário.
O último ponto a ser estabelecido nessa etapa é o estudo do público-alvo, com o intuito de direcionar a pesquisa para o perfil de pessoas que mais acrescentarão na investigação.
2. Desenvolvimento
A maneira como as informações serão levantadas pelo pesquisador devem ser definidas na etapa de desenvolvimento, onde são levadas em consideração a amostra, o universo e o tipo de pesquisa. Não existe um padrão numérico para esses itens, pois essa definição é feita tendo objetivo da pesquisa como base.
Os métodos de pesquisa são divididos em:
Pesquisa qualitativa
A característica principal desta metodologia é o uso de questionários abertos que permitem a exploração da resposta por parte do entrevistado, o levantamento de dados por meio da análise de comportamento do sujeito de pesquisa, a observação do ambiente e a ausência de dados estatísticos.
Pesquisa quantitativa
Ao contrário da pesquisa qualitativa, o método quantitativo tem como finalidade a quantificação de dados por meio de questionários estruturados e não abertos, o levantamento de dados estatísticos.
Para realizar uma pesquisa quantitativa, é essencial que seja definido previamente o universo e a amostra.
3. Elaboração do questionário
A elaboração do questionário deve ser feita após a definição do tipo de pesquisa a ser desenvolvida por causa da diferença de objetivos. Os métodos de abordagem são variados e, mais uma vez, dependem da estrutura da pesquisa e do público-alvo.
São exemplos de perguntas que podem ser elaboradas:
- Em uma escala de 1 a 5, como você avalia a qualidade do nosso produto?
- Você recomendaria a nossa loja para um amigo? Por que?
- De qual maneira você gostaria de ser atendido (pessoalmente, telefone, email…)?
- Como você ficou sabendo da nossa loja?
- Quantas vezes você consome o produto X por semana?
- Como você avalia a participação da nossa empresa nas redes sociais?
4. Tabulação e análise de dados
A última etapa de uma pesquisa de mercado é a tabulação e a análise dos dados. É fundamental que exista um padrão de análise para dar credibilidade à pesquisa e validar o modelo desenvolvido.
Por fim, o pesquisador deve dizer em suas considerações finais se a pesquisa foi viável e quais serão as ações a serem tomadas com base no trabalho desenvolvido.
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