fbpx

5 dicas para ser mais produtivo e ter mais tempo para a empresa

5 dicas para ser mais produtivo e ter mais tempo para a empresa

A produtividade é um assunto de muita relevância dentro das empresas e deve ser sempre tratado com foco na melhoria dos indicadores de negócio, otimização de rotinas e processos e aprimoramento dos resultados. Neste post, elencamos algumas medidas simples que podem ajudá-lo a ser mais produtivo e que, inclusive, podem ser compartilhadas com sua equipe e amigos.

1. Planeje as tarefas diárias

O primeiro passo é fazer um planejamento das atividades diárias. O ideal é, logo pela manhã, criar uma lista de tarefas, priorizando-as por nível de urgência e grau de importância. Assim, você saberá quais processos são mais críticos e quais podem ser delegados ou postergados — sem maiores consequências.

2. Gerencie as interrupções

Um dos maiores problemas para conseguir uma produtividade eficiente é não saber lidar com as interrupções, que podem ser causadas por telefonemas, e-mails, solicitações não planejadas, reuniões de última hora, entre outras coisas. São essas pequenas questões que, se não forem bem geridas, prejudicam o rendimento de qualquer profissional.

Uma boa saída é elaborar escalas de trabalho que viabilizem a execução de todas as atividades, sem que uma interfira no desempenho da outra. Por exemplo: os e-mails podem ser lidos e respondidos pela manhã ou entre uma tarefa e outra e os telefonemas podem ser adiados se surgirem situações urgentes.

3. Mantenha o local de trabalho organizado

Muita gente não pensa muito nisso, mas um local de trabalho desorganizado influencia nos níveis de estresse e prejudicam a produtividade. Portanto, manter o ambiente limpo e com apenas o material necessário acessível facilitar a realização das atividades, além de aumentar a agilidade, já que fica mais prático encontrar itens de que você ou algum colega possa precisar.

4. Defina os processos

Processos arcaicos, engessados e altamente burocráticos impedem o aumento dos níveis de produtividade. Portanto, é preciso mudar a cultura de como as coisas são feitas, buscando melhorias que podem ser aplicadas aos métodos de trabalhos. Muitas vezes, alterações simples já são suficientes para garantir maior agilidade na condução das atividades e execução das tarefas.

5. Para ser mais produtivo, contrate uma consultoria

A produtividade tratada de forma individual facilita a implementação das medidas que indicamos aqui. Entretanto, quando estamos vivenciando um processo, as novas soluções podem não ser tão simples quanto parecem: há dificuldade para mudança das rotinas e aprimoramento dos métodos.

Nessa hora, vale a pena buscar ajuda especializada, pois um serviço de consultoria pode ajudar a identificar quais são as principais falhas de processo emperram a produtividade da equipe, bem como suas causas e ações que precisam ser tomadas para saná-las.

Como se pode ver, em muitos casos é possível ser mais produtivo e melhorar a rotina de trabalho, apenas mudando alguns hábitos. Essa prática é fundamental, pois só assim o gestor consegue manter o foco em questões importantes — como a elaboração de um plano estratégico —, em vez de dedicar o tempo a tarefas repetitivas ou que não agregam valor ao resultado final.

O que achou desse artigo? Deseja contribuir com mais alguma dica para ser mais produtivo e otimizar o seu tempo na empresa? Compartilhe suas opiniões e sugestões nos comentários! Participe!