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Se tem uma coisa que é fácil é vender para prospects que já estão interessados no seu produto. Você nem precisa de truques de venda. Eles já fizeram uma pesquisa prévia e decidiram que você tem uma potencial solução para o problema deles. Agora, todo o resto a ser feito é: responder algumas perguntas, direcionar seu discurso para o lugar certo e garantir que seu público opte por você ao invés do concorrente.

Mas quando estamos falando de prospects que não estão interessados, a história muda. É aí que você consegue distinguir os melhores vendedores dos medíocres. Começar um relacionamento com alguém que nunca ouviu falar da sua empresa – ou que não está ativamente tentando resolver algum problema – é desafiador.

É por isso que te daremos essas dicas agora. Seja esse tipo de vendedor:

8 truques de venda muito bons para fazer seus leads se interessarem no seu produto:

  • Venda um sonho.

Nem todo mundo estará interessado no seu produto, mas te garanto que todos sempre estão interessados em si próprios. Tente criar uma visão do que irá acontecer com a vida deles se eles derem uma chance ao seu produto – essa é uma maneira bem eficiente de despertar interesse em prospects.

Pense no slogan da Nike: “Just do it”, traduzido livremente para “simplesmente faça”. Ou o slogan do Burger King: “Have it your way”, traduzido livremente para “faça do seu jeito”. Essas frases não te dizem o que elas querem vender. Elas dizem o que você pode fazer com os produtos que eles vendem. 

Conheça mais sobre o seu prospect e mostre-o como o seu produto pode mudar a rotina dele. Leve a solução para um problema que ele ainda não havia pensado. 

  • Não finja – demonstre sua confiança real sobre o produto.

Já vi muitos vendedores fingindo que o produto é bom. É um esforço imenso para parecer digno de confiança. Porém, o seu prospect, que não é bobo e tem experiência de vida, já sabe que aquele vendedor provavelmente não está falando a verdade.

Então, como vendedor, o que fazer nessa situação? Simplesmente não finja. Faça o completo oposto disso: acredite que o seu produto é o melhor do mercado.

Aceite o fato de que você está animado sobre o seu produto e que você ama compartilhar o seu ponto de vista. Assim que você deixar de forçar um discurso, verá como sua opinião sairá naturalmente de um jeito muito mais cativante. O público tende a acreditar muito mais em vendedores autênticos e genuínos do que imparciais. 

  • Meça a curiosidade do seu prospect. 

Depois que você conseguiu marcar uma reunião com seu prospect, existe uma estratégia boa que podemos fazer para saber se eles estão suficientemente interessados.

No começo da reunião, você pode dizer: “Antes que eu esqueça, no final da reunião queria te perguntar uma coisa relacionada à nossa última conversa. Você pode me lembrar disso?”

Eles irão responder: “Claro, com certeza.”

No final da reunião, há duas chances. Eles podem perguntar: “O que era aquilo que você queria me perguntar?” ou não irão mencionar nada. 

Se acontecer a primeira situação, você saberá que eles estão engajados com você e que estão presentes no momento. Se acontecer a segunda situação, talvez você tenha que chamar mais atenção deles a respeito do seu produto. 

  • Use seus sucessos passados como seu guia. 

Seus cases de sucesso podem ser muito mais do que um belo portfólio no seu site. Eles podem servir como um molde para os próximos desafios da sua empresa.

Pergunte a seus antigos clientes qual foi o momento em que eles ficaram interessados no seu produto. Baseie-se nas respostas deles para criar as melhores estratégias dentro do seu mercado. 

Seus clientes são seus maiores mestres na arte de vender!

  • Trate seu prospect com respeito e valor.

Uma das maneiras mais fáceis de ganhar engajamento e interesse é entender que seu prospect quer ser respeitado e escutado. 

Conheça a opinião da pessoa que você está conversando e leve isso a sério. Use esse ponto de vista para trazer as melhores soluções para o prospect – e você verá que ele imediatamente estará interessado no que você tem a dizer. 

  • Crie um senso de urgência.

Se usados adequadamente, os gatilhos mentais serão sempre uma boa tática de vendas. Essa tática geralmente ajuda quem está em cima do muro a tomar uma decisão. 

Aqui estão algumas opções de como criar um senso de urgência:

  • Ofereça um desconto;
  • Reafirme o benefício de resolver aquele problema imediatamente;
  • Avise que o estoque está no fim – ou que o serviço estará no ar por tempo limitado.
  • Seja uma fonte valiosa de informações. 

Imagine o seguinte: você está buscando um colchão novo e entra numa loja. O vendedor não só escuta todos os seus requisitos, como também responde todas as suas perguntas e ainda te explica como aquele determinado colchão irá resolver os seus problemas por X motivos. De bônus, você ainda leva para casa dicas para melhorar a saúde do seu sono. 

Esse vendedor te conquistou antes mesmo de você virar um cliente. E por que isso aconteceu? Porque ele te forneceu informações valiosas, prestou atenção nas suas necessidades e não tentou reproduzir um script automático. Ele vendeu um colchão para você de forma personalizada – para resolver unicamente o seu problema. Esse é o segredo! 

  • Mantenha a porta aberta!

Se você não tiver sucesso na primeira tentativa com um prospect, não desanime. Se você usou os truques acima, provavelmente construiu um bom nível de confiança com ele – o que é essencial para criar um relacionamento. 

O “não” que você recebeu dessa vez pode muito bem ser um “não agora”. Mantenha a porta aberta para esse prospect caso ele mude de ideia. Contate-o com conteúdos valiosos por email marketing; envie convites de lives e palestras pelas redes sociais; peça feedbacks. Eles lembrarão de você constantemente!

Gostou dos nossos truques? Compartilhe com a sua equipe e veja seus números de vendas triplicarem!



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