Como avaliar a aceitação de um produto pelo mercado?

“Será que meu produto vai funcionar? Como vou saber se meu produto  é bom ou não? O público vai comprar meu produto?”

Essas são perguntas que passam na mente de todo gestor ao criar um novo produto ou serviço. Afinal, nunca é possível ter certeza de que o nosso lançamento irá fazer sucesso com o público. 

Existem, apesar disso, métodos que podem ser utilizados para obter uma maior assertividade nessas ocasiões. Ajudando a diminuir as incertezas e dúvidas existentes ao lançar um novo produto.

A importância do cliente no processo de desenvolvimento

Por mais diferentes que possam ser os objetivos ou motivações de cada empresa, a prioridade de qualquer negócio sempre deve ser o cliente e a sua satisfação. Em um cenário cada vez mais competitivo, pensar no cliente é mais importante do que nunca para que sua empresa se destaque no mercado, afinal ferramentas excelentes com uma estratégia péssima é algo sem sentido.

Entender melhor as necessidades e critérios de compra do consumidor é essencial para isso, dessa forma podemos ter um melhor direcionamento no desenvolvimento de produtos e serviços centrados no usuário.

Agora que já entendemos a importância de avaliar a recepção de um produto pelo mercado, é hora de entender como podemos fazer isso. Existem alguns métodos importantes que podem e devem ser utilizados para garantir uma visão ampla e profunda da recepção do mercado. Veja como você pode medir a aceitação do seu serviço ou produto pelo mercado consumidor:

1. Redes sociais

Muito utilizadas hoje em dia, nem sempre as empresas sabem aproveitar todo o potencial das redes sociais. Com elas, podemos criar uma relação muito mais estreita com o consumidor, podendo obter informações valiosas, assim como um engajamento dos clientes – que deixam de ser apenas consumidores, e passam a ser defensores da marca.

Quando um produto tem boa recepção pelos usuários, há inúmeros compartilhamentos e marcação de amigos, elogios, envolvimento com as publicações. Por outro lado, um produto que teve baixa aceitação gera reações negativas, comentários com reclamações, enfim: um impacto negativo naqueles que foram clientes e em clientes em potencial que possam ver o feedback nas redes.

Dessa forma, é possível monitorar e medir a aceitação do público através de dados, menções e interações, permitindo uma ideia de como está o nível de satisfação do seu público-alvo e o que ele espera da sua marca, produtos e serviços.

2. Pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado são uma das ferramentas mais utilizadas para avaliar a aceitação de um produto, porque oferecem credibilidade, precisão e bom retorno, permitindo fazer um diagnóstico direto com a fonte, ou seja, com o consumidor.

Através delas é possível entender o comportamento do consumidor, identificar critérios de compra, avaliar a satisfação do mercado, entender a concorrência, entre muitos outros aspectos. Permitindo posicionar sua marca de forma mais eficaz e melhorando os produtos e serviços desenvolvidos pela empresa.

A pesquisa de mercado pode ser quantitativa, baseada em amostras estatísticas obtidas através de questionários (online ou presencial), ligações ou contagem. Podem ser, também,  qualitativas (pesquisas exploratórias), que buscam interpretar informações mais profundas que são obtidas através de cliente oculto, entrevistas e grupos focais.

A pesquisa de mercado permite uma tomada de decisão baseada em dados, ao invés de achismos e intuição. Proporcionando uma visão clara e completa do mercado, possibilitando um maior entendimento do público e, consequentemente, o direcionamento para uma gestão mais sustentável e lucrativa.

3. Mensurar dados

A internet tem MUITA informação. Entretanto, os dados coletados em redes sociais, sites e blogs precisam ser tratados corretamente para que possam ser utilizados na formulação de estratégias e criação de novos produtos.

A mensuração de dados é essencial para fazer um acompanhamento constante e em tempo real da aceitação de um produto e da imagem da sua marca. Para isso existem diversos programas e ferramentas.

No caso das pesquisas de mercado, que são mais precisas e mostram um cenário mais exato e claro, também é necessário mensurar os dados, ou seja, avaliar as informações coletadas e pensar como trabalhar com base no que foi descoberto, buscando sempre aprimorar os serviços e produtos da sua empresa para que o cliente fique satisfeito.

Como escolher a empresa para fazer a pesquisa de mercado?

Utilizar as redes sociais é uma boa forma de medir de maneira ampla a imagem do seu negócio e a satisfação dos seus clientes, mas como você já deve ter percebido, as pesquisas de mercado são ferramentas mais assertivas e indispensáveis. Uma empresa com visão utilizará esses dois recursos de forma a garantir um conhecimento completo e eficaz.

Mas fazer pesquisas de mercado não é uma tarefa simples que pode ser realizada por qualquer um: é necessário ter experiência, profissionais capacitados, comprometimento em entregar resultados e conhecimento da área. Algumas dicas para escolher a melhor empresa para fazer uma pesquisa de mercado para o seu negócio:

  • Avalie a experiência: a história da empresa, sua reputação, portfólio, credibilidade e o tempo de serviço contam muito na hora de executar pesquisas de mercado de qualidade e fazem a diferença nos resultados.
  • Conheça a concorrência: olhar os concorrentes vai te ajudar a estar mais seguro da sua decisão final, porque permite analisar os pontos fortes e fracos de cada um, como qualidade do serviço e do atendimento.
  • Ouça outros clientes: veja o que outros clientes da empresa disseram sobre os serviços prestados, se ficaram satisfeitos e como as pesquisas de mercado interferiram nas estratégias e na realidade da empresa.
  • Busque cases de sucesso: eles são uma comprovação da credibilidade e qualidade da empresa, atestando a sua capacidade de fazer uma análise profunda da aceitação de um produto ou empresa no mercado.

Gostou da ideia? O que acha de conversarmos a respeito?  A GGV Inteligência em Vendas é especialista na área, com mais de 7 anos no mercado e mais de 1.200 pesquisas realizadas. Atendendo clientes ao redor de todo o mundo, como no Brasil, Estados Unido, Reino Unido e China.

Basta preencher seus dados (é rapidinho) que entraremos em contato afim de esclarecer dúvidas e entender melhor sua necessidade. SAIBA MAIS!



Deixe um comentário