As mídias sociais servem como uma cola entre a marca e seu público-alvo. São mais de 3.8 bilhões de usuários ativos nas redes sociais hoje em dia. Todos os usuários interagem com várias marcas diariamente – e é por isso que uma bela estratégia de marketing para as mídias sociais gera muitas conversões. 

A estratégia certa deve ser composta de vários aspectos. Ela deve incentivar sua marca a tentar algo novo e inovador – e também deve garantir que o foco nunca se desvie do cliente

Aqui nessa matéria, iremos listar 6 dicas incríveis de marketing nas mídias sociais que irão te ajudar a compor a melhor estratégia de mídias sociais: 

  • Esteja ligado nas tendências culturais

Estar ciente de tudo que está rolando é uma das maiores chaves do mundo das mídias sociais. O conteúdo que você promove no seu perfil deve ter referências de diferentes culturas e países. Isso porque, quando seu conteúdo é postado na internet, ele desafia todas as fronteiras geográficas e atinge também uma seção diversificada do público.

Quando você se conecta com pessoas de diferentes culturas, você prova que sua marca trata todas as pessoas de forma igual. Esse ato significa uma placa de “bem-vindo” para novos clientes, e você recebe uma resposta impressionante do público. 

  • Evite vendas agressivas nas mídias sociais

As pessoas usam as redes sociais para o lazer e amam se envolver em atividades divertidas.  Você não iria querer estragar o passatempo favorito do seu público com vendas agressivas em formato de posts. Seu objetivo inicial nas mídias sociais deve ser aumentar o reconhecimento da sua marca e alcançar um público maior. 

Crie conteúdo engajador para o público das suas redes sociais e utilize posts com CTA’s (Call To Action) para conseguir verificar a contagem dos cliques. Esteja atualizado com as tendências e não inclua uma estratégia de vendas em todos os posts das suas redes sociais. Se você estava fazendo isso, agora é hora de parar e revisar sua estratégia de mídias sociais. 

  • Utilize conteúdo gerado por usuários

Conteúdos gerados por usuários são os conteúdos mais autênticos disponíveis na internet. Entre eles, podem estar: perguntas e respostas, feedback de produtos, avaliações de serviços e tudo que as pessoas postam online sobre sua marca. Você pode usar o conteúdo gerado por usuários para promover a sua marca nas mídias sociais com um depoimento genuíno para produtos e serviços. 

As pessoas preferem tomar decisões baseadas em avaliações. A melhor forma de julgar a satisfação de outro cliente é por meio do feedback. Quando visitantes se deparam com as provas sociais que você postou nas mídias, eles acreditam na sua marca e, invariavelmente, nos serviços que você oferece. De acordo com o AdWeek, o conteúdo gerado por usuários aumenta as conversões digitais em até 29%. 

  • Otimize os conteúdos para celulares

É um momento imprescindível para adotar uma estratégia para mobiles primeiro. Mais de 50% de todo o tráfego na internet vem dos celulares. Se você falhar em impressionar os visitantes que usam um smartphone para acessar as mídias sociais, você reduz a audiência do seu público-alvo em até metade. 

Um estudo feito pelo Iron Paper concluiu que aproximadamente 80% dos usuários deixariam um perfil nas mídias sociais se o seu conteúdo não se alinhar propriamente no seu celular. Teste os conteúdos postados em todas as mídias sociais para mobiles, tablets e PCs. Resolva os problemas, otimize a experiência de navegação para impressionar os visitantes e conseguir um comentário positivo sobre a sua marca.  

  • Organize pesquisas, competições e brindes

Seu público é o melhor professor que você poderia ter. Quando você usa pesquisas e votações para perguntar algo a eles, eles com certeza irão depositar suas opiniões. Use essa pesquisa para modificar seus serviços de marketing para mídias sociais e ganhar seu público da forma mais específica possível. 

Competições e brindes também são estratégias modernas que requerem investimento mínimo e sempre geram retornos positivos. Você pode organizar competições e os ganhadores irão obter qualquer item da sua escolha. Podem ser produtos da sua marca ou uma assinatura de graça. Depois de saírem os resultados, é importante criar um post para autenticar a legitimidade do concurso ou do brinde. 

  • Alcance um bom planejamento com uma consultoria de vendas

É importante sempre lembrar que o mercado sofre constantes mutações e que, nem sempre, as mesmas fórmulas funcionam. Por isso, é fundamental garantir a competitividade por meio de uma atualização constante da gestão, mantendo, dessa forma, a resiliência da empresa frente ao mercado.

Contratar consultoria empresarial é indispensável para manter sua empresa no trilho certo, afinal, é função do prestador desse tipo de serviço se manter sempre atualizado em relação às tendências do mercado!

Entre em contato com a GGV Inteligência em Vendas e atinja um planejamento perfeito para o seu negócio. Estamos preparados para te auxiliar em 2021! 

O que se conclui?  

O marketing de mídias sociais é essencial para todas as entidades de negócios. Com um conjunto certo de ferramentas de mídias sociais e as dicas incríveis que mencionamos acima, você também pode ser um mestre na arte do marketing de mídias sociais. 

Qual é a mídia social que você mais usou para a sua estratégia de marketing de mídias sociais?