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Como vencer a concorrência por meio de pesquisas de mercado?

Como vencer a concorrência por meio de pesquisas de mercado?

O mercado é um ambiente hostil, quase selvagem, em que várias empresas estão brigando pelos mesmos consumidores. Isto significa que elas precisam se esforçar constantemente para superar umas às outras, e isto nem sempre é tarefa fácil, mesmo que ofereçam os melhores produtos e serviços. Há uma série de outros fatores neste mundo econômico, e conhecer o maior número possível deles é fundamental para o desenvolvimento e a evolução de seus negócios.

Neste texto mostraremos como as pesquisas de mercado podem ser fundamentais para ajudar a superar a concorrência. Você verá como os dados e indicadores revelados pelas pesquisas podem ajudar sua empresa a planejar ações estratégias, se antecipar aos concorrentes e assim conquistar uma maior fatia do público. Verá também a importância de se contratar uma consultoria especializada e altamente capacitada para auxiliar seu empreendimento neste complexo processo que envolve investimentos, riscos e retornos.

O que é mercado?

O mercado é o lugar na economia onde os produtores ofertam seus serviços e produtos aos consumidores, que por sua vez, podem escolher por adquirir ou não tais ofertas. Além de impostos, legislações e regulamentos, o mercado é regido por relações entre oferta e procura e está sempre de olho na concorrência, pois diversos agentes (produtores) brigam diariamente por fatias do mercado consumidor. Enquanto empresário você já deve conhecer esta realidade de perto, mas se ainda não parou para pensar sobre, vamos detalhar melhor.

O preço dos produtos é determinado principalmente pela relação entre as variáveis oferta e demanda. Como oferta, consideramos os produtores/vendedores, enquanto a demanda diz respeito aos consumidores. Se tivermos muita oferta e pouca demanda, o preço dos produtos cai. Quando estas variáveis se invertem (alta demanda, baixa oferta), o preço dispara. Esta é a principal regra do mercado.

Mas o que vai acontecer se o concorrente de sua empresa passar a oferecer preços e condições melhores para produtos ou serviços em relação ao seu empreendimento? A tendência é que parte do mercado consumidor migre do seu negócio para o do concorrente, e você certamente não quer isto.

Para que o concorrente tenha conseguido se posicionar melhor no mercado e roubado uma fatia dos consumidores dos outros, ele provavelmente aumentou sua produtividade, diminuindo preços, ou descobriu coisas novas que permitiram vantagens em relação ao produto que sua empresa oferece. Nestes dois casos ele só o conseguiu porque realizou pesquisa de mercado.

A importância das pesquisas de mercado

Uma pesquisa de mercado pode trazer dados extremamente reveladores para que sua empresa planeje ações e se torne majoritária nos rendimentos. Por exemplo, uma boa pesquisa fará projeções de inflação que podem antecipar mudanças de preços. Pode também monitorar a concorrência para saber como ela se posiciona no mercado, o que permite que seus negócios ofereçam diferenciais que podem ser o segredo da atração de novos clientes.

Uma boa pesquisa de mercado abre muitas portas. Ela considera ainda aspectos do local onde a empresa atua, qual o público-alvo que deve ser priorizado, como se posicionar em relação ao marketing e a publicidade, quais fornecedores podem ser os mais indicados para um rendimento maior com preço atrativo e muitas outras informações essenciais.

Contrate uma consultoria para sua empresa

Não confie a consultoria de mercado de sua empresa para qualquer um! Contrate uma empresa experiente, altamente capacitada e com vários cases de sucesso dentro do setor de assessoria empresarial e comercial para empreendimentos. Apenas uma empresa com estas características poderá oferecer uma consultoria precisa, eficaz e que realmente dá a você, enquanto empresário, o panorama necessário para tomar suas decisões com sabedoria e propriedade.

Solicite  um orçamentos sem compromisso!

Lembre-se que negociar no mercado envolve uma série de riscos – e que riscos significam perda de dinheiro. Os riscos se tornam muito menos expressivos se sua empresa puder contar com o apoio de uma assessoria que de fato oriente e norteie quais as ações necessárias para que os negócios cresçam no mercado e o empreendimento possa evoluir e gerar mais dividendos aos proprietários, sócios ou acionistas.

Acesse www.ggvconsultoria.com.br e conheça a empresa que pode oferecer as análises e pesquisas de mercado mais completas e satisfatórias para seu negócio!



Autor: Gustavo Resende
Mercadólogo, especialista em finanças e Diretor de projetos da GGV com skills orientadas a gestão de negócios, finanças e relacionamento empresarial.