Se você, empreendedor, admira grandes empresas de sucesso como Google, Intel, Spotify, Airbnb; imagino que você gostaria de descobrir qual é o segredo dessas empresas para continuar sempre crescendo no mundo das vendas.
Te contarei esse segredo agora: por mais que os mercados sejam distintos, todas essas empresas têm algo em comum. Elas fazem uso da metodologia OKR. E não só elas – grande parte da elite empresarial adota essa mesma estratégia.
Mas o que é a metodologia OKR?
A sigla OKR é definida pelo termo Objectives and Key Results, que em tradução livre, torna-se Objetivos e Metas de Resultados. Essa metodologia, criada por Andy Grove no início da década de 70, prega a definição de um sistema de metas que permite às empresas criarem a melhor estratégia possível para atingir seus principais objetivos. Para que esse sistema funcione, ele se baseia nos indicadores de desempenho mais relevantes para a estratégia criada.
Pense na seguinte fórmula:
“Eu vou < > e isso é medido por < >.”
O primeiro espaço em branco é o seu objetivo. Pode ser algo motivacional, inspirador, ou até algo mundano – mas deve descrever exatamente o que você quer alcançar. Para o nosso primeiro exemplo, vamos supor que nosso objetivo é “escrever um ótimo blogpost sobre atingir objetivos”.
O segundo espaço em branco é a sua meta de resultado. Sem essa segunda parte, você arrisca deixar o seu objetivo muito subjetivo – e alvos subjetivos não conseguem ser mensurados eficientemente. Então, pense no seu cenário ideal de resultado e quantifique-o – essa é a maneira certa para poder mensurá-lo. Na nossa estratégia, vamos adicionar a seguinte meta: “alcançar 100 visualizações de página na primeira semana”.
Faz sentido, certo? Mas talvez, batendo o olho na fórmula, você pense que os objetivos são binários e só aceitem uma meta de resultado. Na verdade, é aí que mora o coração da metodologia OKR: você pode incluir múltiplas metas de resultado na sua fórmula. Para melhorar ainda mais a sua estratégia, você pode adicionar critérios alternativos ou critérios complementares na sua principal meta. Por exemplo, na estratégia que traçamos ali em cima, eu posso querer, também, mensurar quantos downloads do blogpost foram feitos. Sem problemas! Escreverei após a primeira meta: “ter 50 downloads por semana nas primeiras duas semanas”.
Qual a importância de ousar na metodologia OKR?
Uma vez que já aprendemos o básico, vamos elaborar mais sobre as metas de resultados. Como estabelecer metas ousadas podem nos trazer sucesso? É possível? Sim! Justamente porque a ousadia nos incentiva a fazer o melhor que podemos em termos mensuráveis.
Pense bem: por que não podemos incluir objetivos ainda mais altos nessa estratégia que criamos? Por que não incluir “500 visualizações de página na primeira semana” e “1000 visualizações de página na primeira semana” como meta secundária e terciária, respectivamente? Sim, sabemos que essas metas podem ser bem mais difíceis de atingir – e é exatamente este o ponto.
Ao invés de definir metas binárias (aquelas que completamos 100% ou assumimos a falha), por que não definir metas ousadas e fazer o melhor para atingir esses resultados? Atingir 70% de uma meta improvável já é extremamente significativo para o negócio – é um resultado que, se aplicado na nossa estratégia ali acima, atinge um local entre a meta secundária e a terciária.
Por que limitar a nós mesmos com metas fáceis de serem atingidas? Para realmente ter sucesso, é preciso pensar maior que isso.
Estabeleça foco e compromisso com as suas prioridades
O compromisso começa no topo da sua empresa. Executar uma boa estratégia de OKR requer a total responsabilidade do líder com os objetivos e as metas de cada área da equipe. A comunicação deve ser frequente e transparente com todos.
Aperfeiçoe o alinhamento e conexão com a sua equipe
Os objetivos precisam surgir do topo, mas é importante que a liderança encoraje o feedback em cada área de contribuição da empresa. Mantenha os objetivos dentro dos valores da organização e ganhe o apoio verdadeiro de todos que irão fazer parte dessa estratégia. Enquanto isso, dê ênfase à importância dos objetivos durante todo o processo.
Confie no seu time para melhorar a performance da sua empresa
A performance do seu time deve sempre ser mensurada pela liderança da sua empresa – mas não militarizada. Crie uma cultura em que seja possível admitir erros e falhas dentro da sua equipe; assim, quando a meta não for atingida, você ainda verá todos motivados para continuar dando o melhor de si. Analise as métricas junto a sua equipe frequentemente, compartilhando dicas para o avanço de cada meta e incentivando todos a persistirem nos objetivos.
Alcance o que antes era improvável
Tudo bem ter metas que devem ser 100% completadas, mas faça questão de incluir metas ousadas para melhorar a performance de maneira significativa. Não pense apenas fora da caixa, pense exponencialmente. A única grande falha é desistir. Crie um ambiente em que todos saibam que é saudável falhar na condição de que estão se esforçando para fazer o melhor. Dessa forma, todos trabalharão em prol do objetivo sem ter medo de punições – e assim, a produtividade é dobrada.
O que nós podemos concluir?
Não é a toa que essa metodologia é amplamente utilizada pelas empresas mais bem-sucedidas no mundo dos negócios – desde as pequenas empresas até as gigantes. Essa é a prova que a administração de seus objetivos pode gerar um crescimento significativo para a sua empresa.
Usar as OKRs irá te dar o aval para conseguir completar suas tarefas e cobrar saudavelmente de você mesmo e de sua equipe – todos juntos. É como o pai das OKRs, Andy Grove, diz: “No final, você pode observar sua performance e, sem qualquer tipo de julgamento, responder: eu fiz isso ou não fiz? Sim? Não? Simples. Sem julgamentos.”
Sim, é simples e é efetivo, comprovadamente. Você pode começar a implementar a metodologia OKR agora mesmo dentro da sua empresa. Sente com a sua equipe e comece a rabiscar quais são seus objetivos e suas possíveis e impossíveis metas de resultados. Conta pra gente nos comentários se você tem alguma dúvida!
Não sabe quais indicadores são relevantes para a sua estratégia? Aprenda tudo sobre indicadores aqui no guia da GGV.
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