A era do Marketing e como se adequar a ela

Quando se pensa na palavra marketing, imediatamente a associamos à propaganda. No entanto, esta relação imediata tende a limitar o conceito da palavra e o que ela significa. Marketing é muito mais que propaganda! 

O atual cenário em que vivemos é marcado por crises nas mais diversas áreas, como política, social e econômica. Essas áreas já passavam por período de crise antes, isso só se agravou durante a pandemia ocasionada pelo coronavírus.

Direcionando o olhar deste texto especificamente à economia, é possível afirmar que o Marketing vem como uma grande estratégia para crescimento e desenvolvimento de negócios em tempos difíceis. De fato, é quase impossível uma empresa se desenvolver e se manter no mercado sem dar a atenção necessária ao Marketing.

Mas afinal, o que é Marketing?

São muitas as definições existentes para explicar o que é Marketing, então vamos adotar aqui uma única que seja suficiente! 

Marketing pode ser entendido como um conjunto de ações e práticas realizadas por uma organização com o objetivo alavancar suas vendas e seus resultados. Essas ações são mais do que propaganda, envolvem a criação de imagem, comunicação interna e externa, técnicas para agregar valor a sua marca e ao seu produto e muitas outras ações.

A definição de Marketing passa por constantes alterações e é bastante ampla, bem como sua vasta utilidade que vai além de vender um produto ou serviço.

Atualmente muito se fala em Marketing Digital, que tem suas bases no marketing tradicional, mas volta-se com prioridade para as mídias sociais e ambientes digitais.

Uma boa gestão de marketing possibilita à empresa manter seu produto ou serviço adequados à necessidade do público, alinhados às exigências do mercado e aos diferenciais que são necessários para fazer com que os clientes continuem escolhendo o que você oferece. 

Para uma boa gestão de marketing é necessário investimento nos colaboradores. Profissionais capacitados executam suas funções com excelência. É indispensável que haja conhecimento e domínio do meio digital. 

Uma boa liderança entende que deve acompanhar e colaborar em todos os passos para o crescimento de uma empresa, portanto, o gestor deve supervisionar e fazer parte do trabalho executado.

Como fazer parte da era do Marketing?

É mais que consolidado: quem não se atualiza fica para trás!

Esteja sempre atento e aberto às tendências do mercado. No mundo dos negócios as mudanças ocorrem rápido e, muitas vezes, num tempo imperceptível. Algo que era considerado um princípio antes, pode mudar.

Uma boa estratégia para se adequar a era do Marketing é estar constantemente se atualizando sobre o assunto. Leia notícias, estude seu mercado e faça pesquisas sobre o assunto direcionado a sua área. Ouça seu público interno e externo e mantenha-se à disposição para o diálogo. O planejamento de Marketing deve ser feito em conjunto!

Recorrer a uma consultoria empresarial será sempre uma opção boa e segura. Os conhecimentos acumulados pelas experiências sempre serão base para que a consultoria olhe especificamente para o seu problema. 

Muito mais do que aumento de vendas, o Marketing é geração de valor para sua empresa e para os seus clientes!

Leia outros artigos no blog e se informe sobre diversos temas da área de negócios!



Deixe um comentário