A estratégia do social selling ganhou um espaço enorme devido aos anos de isolamento da Pandemia no Brasil, acelerando um processo que já estava a acontecer com as redes sociais ganhando mais força e influência nas decisões dos usuários. O que resultou em uma transformação direta na abordagem de vendas e como lidar com os leads que agora querem uma experiência diferente ao consumir.
Compreenda mais sobre social selling e suas táticas para atrair mais clientes a partir de redes sociais neste artigo:
O que é Social Selling?
Traduzindo do inglês, a Venda Social é o processo e táticas de vendas a partir das redes sociais. Em princípio. Pode parecer simples, mas o social selling conta com uma abordagem completamente diferente e adaptada ao perfil dos novos consumidores na internet. Estes estão cansados de chamadas de ação para compras e frases vazias de incentivo, desejam uma conexão e uma experiência maior ao comprar algo: Agora, antes de tudo, a compra deve saciar um desejo não só de consumo, mas também de interação!
Logo, quando uma empresa ou vendedor cria um perfil para atrair clientes, deve ter a consciência de que a sua marca precisa oferecer interação e conteúdo. Podem ser eventos promocionais, incentivos ao esportes, construção de autoridade por meio de explicações sobre o produto e seu setor, memes ou até mesmo parceria com outros influenciadores para construir uma rede de contato.
A marca em seu perfil deve influenciar também! Claro, assim o ciclo de compra é um pouco mais longo, mas, ao construir uma relação mais íntima e afetiva com o consumidor, a chance de fidelização e até mesmo de concretizar a compra é bem maior. Sem contar a possibilidade de gerenciar quais são os seus diferentes públicos alvos, como eles se relacionam com concorrentes e demais mídias ou até mesmo reaquecer o contato posteriormente com um remarketing mais barato e eficiente!
Ganhar a confiança do seu consumidor é um dos maiores desafios e o social selling facilita essa tarefa de maneira surpreendente.
Mas como transformar a compra em uma experiência de consumo?
Quase 70% de quem trabalha com vendas hoje em dia utilizam as plataformas das redes sociais para manejarem e desenvolverem seus futuros clientes. Esse é o tamanho do social selling! Já é um processo consagrado e economicamente comprovado em sua efetividade.
Entretanto, quais são os primeiros passos para compreender essa tática e se dar bem nas vendas online?
1 – Saiba bem para quem você está vendendo!
Isso é crucial, o principal, a sua maior arma para evoluir os leads porque, ao conhecer o seu público alvo, é possível trabalhar os conteúdos voltados para eles, gerando ainda mais engajamento!
2 – Descobrir a rede social mais indicada para a sua empresa entrar!
Essa dúvida pode parecer banal, mas saber onde e como o seu negócio pode expandir é o coração de todo o social selling! Seja o marketplace no Facebook, Lojas no Instagram ou utilizar elas como trampolim para uma página separada, há muitas possibilidades nessa hora, cuidado!
3 – Foque em poucas abordagens de contato!
Ficamos maravilhados com as infinitas possibilidades que as redes sociais nos proporcionam e isso pode ser uma faca de dois gumes! Afinal, é melhor dominar uma ou duas abordagens de maneira efetiva do que desleixadamente querer construir stories, lives, posts, campanhas, parcerias tudo ao mesmo tempo!
4 – Produza conteúdo, não faça só propaganda!
O social selling é sobre interagir e influenciar possíveis leads até a compra final. Isso não ocorre de maneira direta com frases vazias no imperativo, mas sim com a construção de confiança, afeto e segurança!
Deseja saber mais sobre social selling e como utilizá-lo em sua empresa? Entre em contato com a GGV Inteligência em Vendas para mais informações ou conheça mais dicas para alavancar o seu negócio aqui em nosso blog oficial!
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