fbpx

O que é gestão financeira empresarial na prática?

Como se sabe, a gestão financeira do empreendimento é vital para o bom desempenho e lucratividade do negócio.

Se formos associar ao corpo humano, é como se o empreendedor fosse o cérebro e o coração fosse a parte financeira da empresa. Todos os recursos estão ligados à parte financeira e o “cérebro e o coração” precisam um do outro para sobreviver.

Metáforas a parte, existem processos fundamentais para o bom funcionamento da gestão financeira empresarial na prática. Vamos explicar melhor nos tópicos a seguir, confira!

Análise de dados e comparativos

A gestão financeira empresarial na prática precisa de uma avaliação apurada para maior assertividade no planejamento estratégico. É necessário usar dados comparativos da empresa de outros anos ou meses anteriores para ter uma base.

Dessa maneira, você terá mais chances de ser assertivo no planejamento da aplicação dos seus recursos e também para obter uma solução melhor na captação de recursos.

Planeje as despesas e receitas do seu empreendimento. Para isso, você precisa identificar despesas desnecessárias e falhas, além dos possíveis remanejamentos de investimentos que podem ser feitos.

Com esses dados em mãos, você terá mais facilidade para elaborar seu planejamento estratégico, que vamos comentar no próximo tópico.

Planejamento estratégico financeiro:

No dia a dia da gestão financeira empresarial, você precisa tomar diversas decisões, mas o planejamento estratégico diz respeito àquelas que são alcançadas a longo prazo, como uma reserva de verba, analisar o melhor banco para investir seu capital, melhores meios de pagamentos de contas, entre outros.

Faz parte do planejamento estratégico também a definição dos seus objetivos para com a empresa; as metas para alcançar esses objetivos; o plano de ação; a visão e missão da empresa. Além de como será feito o acompanhamento do cumprimento do planejamento.

Mas fazer o planejamento estratégico não quer dizer que você tem que deixar de lado as decisões financeiras operacionais. Você também deve se organizar e planejar antecipadamente esse tipo de finanças.

Nelas estão inclusas as decisões mais corriqueiras, a curto prazo, como a decisão de compras, por exemplo, como vamos explicar no próximo item.

Controle do fluxo de caixa

Para um bom fluxo de caixa, é importante estabelecer o cronograma de entradas e saídas mensais, para conseguir cumprir seus objetivos.

Organize seu cronograma de acordo com as despesas mensais que sua empresa possui, (como aluguel, conte de luz, água, impostos, etc.); assim como as previsões de receitas/entradas (contas a receber, ventas, etc.).

Para um fluxo de caixa adequado é importante equilibrar as receitas e despesas, as entradas e as saídas, mantendo uma margem de lucro que torne seu empreendimento sustentável.

Para a gestão financeira empresarial na prática, você precisa prever racionalmente essa relação, com uma sobra para que seja possível fazer uma reserva para emergências.

Organização, organização e organização!

Todos os processos da empresa estão diretamente ligados com a gestão financeira, por isso ela precisa de tanto cuidado.

Faça registros de todas as operações realizadas, guarde comprovantes e documentos em local adequado, de preferência organizados pelo mês de referência.

Manter a boa gestão financeira empresarial também diz respeito à organização das finanças, dos procedimentos e dos documentos. Você vai precisar deles para consultas posteriores, para comprovações legais e até para a Declaração de Imposto de Renda (IR) anual.

Especialize-se no seu negócio

Busque manter-se capacitado para fazer uma boa gestão, pesquise tudo o que for necessário. Mas tenha sempre em mente que o sucesso depende da gestão financeira empresarial bem feita e dentro da legalidade.

Portanto, quando mesmo pesquisando você achar que não está encontrando uma boa solução, não deixe de buscar auxílio com profissionais especialistas em gestão financeira e consultoria. A GGV Consultoria é especializada no atendimento a empresários de diferentes portes e áreas de atuação.

O objetivo principal é oferecer soluções realistas para que os clientes alcancem o sucesso, desde o planejamento das ações até a implementação das estratégias desenvolvidas e análise de resultados.

O principal diferencial da GGV Consultoria é trabalhar também com a pesquisa de mercado para os planejamentos estratégicos, o que garante maior assertividade para a melhoria da gestão financeira empresarial.

Acesse a página da GGV no Facebook e conheça mais sobre os serviços e avaliações dos nossos clientes: www.facebook.com/ggvconsultoria.

Continue lendo

Consultoria financeira, você sabe como funciona?